3.png

DIRETRIZES PARA TRABALHOS

Diretrizes para participação com apresentação de comunicações em Simpósios Temáticos e publicação de textos completos

 

As pessoas interessadas em apresentar trabalhos em um dos Simpósios Temáticos (S.Ts.) do XIV LIA poderão submeter apenas 01 (uma) proposta, independente de ser de sua autoria individual ou em coautoria.  Não serão permitidos mais de 02 (dois) inscritos/autores por comunicação oral.

Não será permitida a leitura/apresentação dos trabalhos por terceiros.

O resumo com a proposta deverá ser submetido em estrita observação aos seguintes elementos:

1- Possuir de 150 a 500 palavras.

2- Conter objetivo(s), referencial teórico, procedimentos metodológicos e conclusão.

3- Conter entre três e cinco palavras-chave.

4- Não possuir parágrafos, subtítulos ou citações diretas.

 

O resumo poderá ser inscrito para um dos seguintes S.Ts., no período compreendido entre os dias 30 de julho a 30 de setembro de 2020:

Línguas e Literaturas Indígenas

Coordenação: Angela Fabiola Alves Chagas (UFPA), Izabela Guimarães Guerra Leal (UFPA), Eduardo Alves Vasconcelos (UNIFAP)

 

Territórios e Fronteiras

Coordenação: Maria de Jesus Morais (UFAC), José Alves (UFAC), Marília Lima Pimentel Cotinguiba (UNIR)

 

Ensino de Línguas e Formação de Professores

Coordenação: Carlos Renato Rosário de Jesus (UEA), Valda Ines Fontenele Pessoa (UFAC), Áustria Rodrigues Brito (UNIFESSPA)

 

Artes e Estéticas nas Amazônias e Pan-Amazônia

Coordenação: Joana de Oliveira Dias (IFAC), Flávio da Conceição (UFAC), Juliana Feitosa Albuquerque (SEE/AC) 

 

Culturas e Cidades

Coordenação: Maria Evany do Nascimento (UEA), Francisco Bento da Silva (UFAC), Tatiana da Silva Capaverde (UFRR)

 

Diversidade Linguística e Cultural nas Amazônias

Coordenação: Odete Burgeile (UNIR), Ednaldo Tartaglia (UNIFAP), Daianne Severo da Silva (IFAM – Humaitá)

 

Memória, História e Narrativa

Coordenação: Juciane dos Santos Cavalheiro (UEA/UFAC), Raquel Alves Ishii (UFAC), Suerda Mara Monteiro Vital Lima (UFAC)

 

Estudos de Gênero, Raça e Classe Social

Coordenação: Martha Júlia Martins de Souza (UFRR), Marcello Messina (UFPB/UFAC)

 

Educação Escolar Indígena

Coordenação: Maria Ines de Almeida (UFAC/UFMG), Joaquim Paulo de Lima Kaxinawá (UFAC),  Ivete Souza da Silva (UFRR)

 

Estudos do Discurso

Coordenação: Élcio Aloisio Fragoso (UNIR), Aline Suelen Santos (UFAC)

Tradução Cultural e Estudos da Tradução

Coordenação: Hélio Rodrigues Rocha (UNIR/UFAC), Miguel Nenevé (UNIR/UFAC)

A avaliação dos resumos será feita pela coordenação de cada S.T. e demais integrantes do Comitê Científico do XIV LIA, com base nos seguintes critérios:

a) Clareza do(s) objetivo(s)

b) Coesão

c) Coerência

d) Referencial teórico-metodológico

e) Conclusão

 

Sobre a publicação dos trabalhos completos

A organização do XIV pretende publicar um total de 5 (cinco) livros, em formato E-Book, organizados em torno de temas correlatos aos Simpósios Temáticos, sendo que as pessoas interessadas em submeter os textos completos de suas apresentações no evento, deverão atender aos seguintes e prazos e diretrizes:

O arquivo deve ser enviado, exclusivamente, por meio de sua Área do Inscrito, realizando o upload do texto em formato .doc

Texto com marca autoral com um mínimo de 7 (sete) mil e um máximo de 10 (dez) mil palavras (ou de 15 a 25 laudas), incluindo as referências. Não incluir resumo/abstract.

Fonte: Times New Roman, corpo 12, alinhamento justificado.

Margens: esquerda e superior de 3,0cm e direita e inferior de 2,0cm, sem numeração de páginas.

Espaçamento: 1/5 entre linhas e parágrafos, duplo entre partes do texto (tabelas, ilustrações, citações em destaque, etc.).

Citações: no corpo do texto, serão de até 3 (três) linhas, entre aspas duplas. Acima de 3 (três) linhas devem ser destacadas fora do corpo do texto, em fonte Times New Roman, corpo 10, espaço simples, com recuo de 4cm à esquerda, sem aspas.

Todas as citações no corpo do texto, sejam diretas ou indiretas, em conformidade com as normas da ABNT NBR 10520, devem ser referenciadas em nota de rodapé ou notas de referência (“notas que indicam fontes consultadas ou remetem a outras partes da obra onde o assunto foi abordado”).

A normatização das referências é dada pela ABNT NBR 6023. 

Todos os arquivos devem vir em formato Word, evitando o uso de imagens como mera ilustração. Em artigos com foco na análise de fotografias, pinturas, desenhos, etc., a marcação de seu posicionamento deve ser indicada no corpo do texto e as imagens devem ser enviadas separadamente, em arquivo JPEG, com os devidos créditos e autorizações legais que se fizerem necessárias.

Informações da autoria: Inserir minicurrículo contendo no máximo 80 palavras, indicando principalmente nome completo, titulação acadêmica, filiação institucional e e-mail para contato. Não inserir como nota de rodapé, mas ao final do artigo, após as referências.

Política de qualidade na pesquisa: os textos submetidos para publicação terão sua autenticidade autoral verificada, sendo que aqueles que já tiverem sido publicados no todo ou em parte, devem ser devidamente indicados em nota de rodapé inicial. Textos publicados em anais de evento, capítulos de teses, dissertações ou outras pesquisas que ainda não tenham sido publicadas na forma de livros ou artigos em periódicos, também devem ter seus créditos indicados em nota de rodapé.

ufac lia.png
rede lia.png
nepan lia.png