PROGRAMAÇÃO DE SIMPÓSIOS TEMÁTICOS

Fuso Horário

Simpósio temático 01 - Artes e Estéticas nas Amazônias e Pan-Amazônia

 

Coordenação: Joana de Oliveira Dias (Instituto Federal do Acre), Flávio da Conceição (Universidade Federal do Acre), Juliana Feitosa Albuquerque (Secretaria de Estado de Educação/AC)

Data: 27 de novembro de 2020

Horário: 8h às 11h (Horário de Rio Branco  - Acre)

Local: Sala do Google Meet (link a ser enviado aos e-mails)

 

  1. Comer é um ato artístico: as artes mais-que-humanas na floresta de hortaliças do Sítio Sepé Tiaraju, com Joana de Oliveira Dias (Instituto Federal do Acre)

  2. Canções Shanenawa da Aldeia Shane Kaya, com Cristiane de Bortoli (Instituto Federal do Acre),  Leilaine Fonseca Ribeiro (Instituto Federal do Acre) 

  3. Cidade de Múltiplos Mapas - relações entre a Cena e a Deriva, com Juliana Feitosa Albuquerque (Secretaria de Estado de Educação/AC)

  4. Estrela Cadente: Um diálogo a partir dos "entre-lugares", com Raildo Brito Barbosa  (Universidade Federal do Acre)

  5. Memórias e denúncias na obra musical de Hélio Melo, com Marcelo Alves Brum  (Universidade Federal do Acre), Bartolomeu Campos dos Santos.

  6. Música e Poética: cantarolando saberes na Amazônia Acreana, com Kelen Pinto Mendes

  7. Sobre o racismo estético em um espaço geocultural dado, com João José Veras de Souza

  8. Theatron: Lugar de Olhar; Olhares teatrais e suas mediações tecnológicas, com Felipe Santiago Cáceres Moreira (Universidade Federal de São João Del Rei)

  9. A magia divina da alma abre caminhos - Outros Passos, Outros Espaços. As ruas da Cidade Velha como palco, com Ana Paula Alab de Oliveira (Secretaria de Educação do Acre).

  10.  Estética do oprimido e complexidade: elementos sensíveis nos processos artísticos de Rio Branco, com Flávio Santos da Conceição (Universidade Federal do Acre), Rafael Wöss Correa

 

Simpósio temático 02 - Culturas e Cidades

 

Coordenação: Maria Evany do Nascimento (Universidade do Estado do Amazonas), Francisco Bento da Silva (Universidade Federal do Acre), Tatiana da Silva Capaverde (Universidade Federal de Roraima)

Data: 27 de novembro de 2020

Horário: 8h às 11h (Horário de Rio Branco  - Acre)

Local: Sala do Google Meet (link a ser enviado aos e-mails)

 

  1. A paisagem da cidade em Marques Rebelo: uma crítica ao progresso, com Camila Gouvea Prates de Paiva (Universidade Estadual de Londrina)

  2. Identidade e Cultura Amazônica em "Amazonas, Pátria da Água" de Thiago de Mello, com Elysmeire da Silva de Oliveira Pessôa (Universidade Federal de Rondônia)

  3. Lógicas fronteiriças em espaços urbanos e os paradoxos do "novo normal" no Brasil de 2020, com Armstrong da Silva Santos (Universidade Federal do Acre)

  4. O Marabaixo lê a cidade: espaço e resistência em "Aonde tu vais, rapaz?", com Yurgel Pantoja Caldas (Universidade Federal do Amapá), Kerllyo Barbosa Maciel,  (Universidade Federal do Amapá)

  5. Os indígenas e a lógica colonizadora: apagamentos e deslocamentos culturais no Acre federal, com Francisco Bento da Silva (Universidade Federal do Acre).

  6. Representações de jovens escolares sobre o polo industrial de Barcarena, com Ana Cláudia Santos Saldanha (Secretaria Municipal de Educação), Joyce Otânia Seixas Ribeiro (Universidade Federal do Pará)

  7. Trabalho Infanto-Juvenil: entre a obra Dois Irmãos, de Milton Hatoum, e a ealidade amazônica, com Aldízio Francisco Lira

  8. Linguagens daimistas: as literaturas sobre Santa Maria, com Rodrigo Monteiro de Carvalho

 

Simpósio temático 03 - Diversidade Linguística e Cultural nas Amazônias

 

Coordenação: Odete Burgeile (Universidade Federal de Rondônia), Ednaldo Tartaglia (Universidade Federal do Amapá), Daianne Severo da Silva (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Humaitá)

Data: 27 de novembro de 2020

Horário: 8h às 11h (Horário de Rio Branco  - Acre)

Local: Sala do Google Meet (link a ser enviado aos e-mails)

 

  1. Desafios educacionais no atendimento aos imigrantes e refugiados na pandemia, com Maria Inês Coelho, Odete Burgeile (Universidade Federal de Rondônia)

  2. Diversidade linguística e cultural nas aulas de Português como Língua Adicional, com Renata Aparecida Ianesko (Universidade Federal de Rondônia), Maria Alice Sabaini de Souza Milani (Universidade Federal de Rondônia).

  3. Entre brincadeiras e tradições: Koinobori e Undokai, festivais japoneses reproduzidos em Porto Velho, com Mauricio Neves Santos (Universidade Federal de Rondônia), Maria de Fátima Nascimento da Conceição (Universidade Federal de Rondônia).

  4. O caráter inovador da Produção Literária do autor Dalcídio Jurandir, com Fernanda Oliveira de Souza Simões

  5. Presente de grego: contribuições da imigração grega para a constituição da história, da cultura e das identidades em Guajará-Mirim (RO), com Auxiliadora dos Santos Pinto (Universidade Federal de Rondônia)

  6. Processos de aniquilamento dos sujeitos negros do Ciclo do Marabaixo urbano de Macapá, com Ednaldo Tartaglia Santos (Universidade Federal do Amapá)

  7. Repensando os estudos da Linguagem: Entre a Análise do Discurso e a Sociolinguística, com Daianne Severo da Silva

  8. Um novo olhar sobre a metamorfose amazônica na literatura fantástica, a partir da obra Terra Encharcada de Jarbas Passarinho, com Maria Rita Rodrigues Constancio Menezes (Universidade Federal de Rondônia)

  9. Variações no campo semântico-lexical "religião": comparando variantes das capitais da região norte no atlas linguístico do Brasil, com Celeste Maria da Rocha Ribeiro (Universidade Federal do Amapá)

 

Simpósio temático 04A - Ensino de Línguas e Formação de Professores

 

Coordenação: Carlos Renato Rosário de Jesus (Universidade de Estado de Amazonas), Valda Ines Fontenele Pessoa (Universidade Federal do Acre), Áustria Rodrigues Brito (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará)

Data: 27 de novembro de 2020

Horário: 8h às 11h (Horário de Rio Branco  - Acre)

Local: Sala do Google Meet (link a ser enviado aos e-mails)

 

  1. A aprendizagem criativa no ensino de língua inglesa por meios dos gêneros mapa mental, marca página e rótulo nutricional, com Keyse Kerolayne Levy (Universidade Federal do Acre), Marileize França (Universidade Federal do Acre).

  2. Digitalidades para Aprendizagem de Línguas: Construindo uma comunidade colaborativa com práticas de letramento digital, com Queila Barbosa Lopes (Universidade Federal do Acre), Rodrigo Nascimento de Queiroz (Universidade Federal do Acre).

  3. O ensino de língua inglesa no Programa Residência Pedagógica: mediações pedagógicas através das novas tecnologias, com Jannice Moraes de Oliveira Cavalcante (Universidade Federal do Acre), Vanessa Castelo Branco de Melo (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre)

  4. Identidades e crenças sobre ser e aprender a ser professor de inglês na formação docente inicial de Marabá/PA, com Luciana Kinoshita (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará).

  5. História em quadrinhos no Ensino Médio: Estratégias para as práticas de letramento crítico, com Eliane Ricarte Rodrigues (Secretaria do Estado de Educação/RO), Lusinilda Carla Pinto Martins (Universidade Federal de Rondônia).

  6. "A gramática do cotidiano": uma abordagem pluricultural do Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas através do movimento poético-marginal poetry slam, com Patrícia Pereira da Silva.

 

Simpósio temático 04B - Ensino de Línguas e Formação de Professores

 

Coordenação: Carlos Renato Rosário de Jesus (Universidade do Estado do Amazonas), Valda Ines Fontenele Pessoa (Universidade Federal do Acre), Áustria Rodrigues Brito (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará)

Data: 27 de novembro de 2020

Horário: 14h às 18h (Horário de Rio Branco  - Acre)

Local: Sala do Google Meet (link a ser enviado aos e-mails)

 

  1. O impacto da pandemia para a Educação de Jovens e Adultos: instrumentos norteadores para o fazer pedagógico, com Kathyene de Paula Fernandes (Secretaria Estadual de Educação)

  2. Ensino Médio Integral: Um "novo" discurso para instituir as mesmas práticas, com Emilly Ganum Areal (Universidade Federal do Acre).

  3. Aulas remotas e a condição docente: entre cliques e telas ou como manter as “normalidades” pedagógicas em tempos de pandemia, com Elizabeth Miranda de Lima (Universidade Federal do Acre), Franciana Carneiro de Castro (Universidade Federal do Acre).

  4. O ensino da Língua Brasileira de Sinais no contexto da educação profissional: um olhar sobre a Metodologia SENAI de Educação Profissional em Porto Velho - RO, com Fernanda Silveira Pereira da Silva (Universidade Federal de Rondônia).

  5. Formação Continuada de Professores: um estudo sobre a educação bilíngue de surdos nos anos iniciais no município de Rio Branco no Acre, com Adriana Alves de Lima (Universidade Federal do Acre).

  6. O Espaço da Linguística na Formação Inicial de Graduandos em Pedagogia, com Nagila Maria Silva Oliveira (Universidade Federal do Acre), Francisca Karoline Rodrigues Braga Ramos (Universidade Federal do Acre)


 

Simpósio temático 05A - Estudos de Gênero, Raça e Classe Social

 

Coordenação: Martha Júlia Martins de Souza (Universidade Federal de Roraima), Marcello Messina (Universidade Federal da Paraíba/Universidade Federal do Acre)

Data: 27 de novembro de 2020

Horário: 8h às 11h (Horário de Rio Branco  - Acre)

Local: Sala do Google Meet (link a ser enviado aos e-mails)

 

  1. A mulher e a divisão social de papéis na obra: "A mulher de pés descalços" com Joely Coelho Santiago

  2. A "cidade colonizada" em Frantz Fanon: reflexões sobre um Brasil estruturado em colonialismos em tempo de crise sanitária, com Andrisson Ferreira da Silva (Universidade Federal do Acre), Paulo Alves de Azevedo (Universidade Federal do Acre).

  3. Atípica e folclórica: representações sobre a mulher negra no texto "Maria Preta - Não vote em branco, vote em preto", com Lisânia Ghisi Gomes (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre)

  4. Cotistas em um curso de Pedagogia: estratégias e disposições escolares e sociais, com Andrio Alves Gatinho (Universidade Federal do Acre)

  5. Gênero e raça: uma análise do feminino na obra Rei Negro, de Coelho Neto, com Andressa Queiroz da Silva (Universidade Federal do Acre)

  6. Mulheres negras em privação de liberdade, com Josiane de Almeida Silva (Secretária de Educação/PA), José Damião Trindade Rocha (Universidade Federal do Tocantins)


 

Simpósio temático 05B - Estudos de Gênero, Raça e Classe Social

 

Coordenação: Martha Júlia Martins de Souza (Universidade Federal de Roraima), Marcello Messina (Universidade Federal da Paraíba/Universidade Federal do Acre)

Data: 27 de novembro de 2020

Horário: 14h às 17h (Horário de Rio Branco  - Acre)

Local: Sala do Google Meet (link a ser enviado aos e-mails)

 

  1. O aviltamento da mulher indígena em "A caligrafia de Deus" de Márcio Souza, com Bruna Wagner (Universidade Federal do Acre)

  2. Prazer feminino: tabu e repressão sexual em 'Carne em Delírio' de Cassandra Rios, com Larícia Pinheiro Silva Ramos

  3. Quatro (ou mais) imagens da branquitude: A orientação racializada de desejos, corpos e ações em cartazes publicitários ao redor do mundo, com Marcello Messina (Universidade Federal da Paraíba)

  4. Recorrente, mas pouco explorada: um estudo acerca das representações sobre a Quinzena da Mulher Negra no site Notícias do Acre, com Jaine Araújo da Silva (Universidade Federal do Acre), Francielle Maria Modesto Mendes (Universidade Federal do Acre)

  5. Retratos da maternidade e da saúde mental de mulheres: um olhar sobre O peso do pássaro morto e Como nossos pais, com Lara de França Vieira (Universidade Federal do Acre), Madge Porto Cruz (Universidade Federal do Acre)

  6. Trajetórias de mulheres negras na Amazônia acreana: narrativas e leituras de si, com Evandro Luzia Teixeira (Universidade Federal do Acre)

  7. Violência contra as mulheres na pandemia da Covid-19: os impactos na saúde mental e os cuidados psicológicos possíveis, com Kássia Geovana Ferreira Costa (Universidade Federal do Acre), Andressa Portela Fontes (Universidade Federal do Acre).

 

Simpósio temático 06A - Estudos do Discurso

 

Coordenação: Élcio Aloisio Fragoso (Universidade Federal de Rondônia), Aline Suelen Santos (Universidade Federal do Acre).

Data: 27 de novembro de 2020

Horário: 8h às 11h (Horário de Rio Branco  - Acre)

Local: Sala do Google Meet (link a ser enviado aos e-mails)

 

  1. A História da Língua dos Pomeranos no Município de Espigão do Oeste-RO: Uma análise da memória discursiva, falas e culturas, com Luciana Gonçalves Krohn (Universidade Federal de Rondônia)

  2. Algumas reflexões sobre discurso, contra-discurso e análise discursiva, com Ana Cláudia de Souza Garcia (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre)

  3. As perspectivas de língua(gens) que situam o componente curricular de Língua Inglesa da BNCC, com Aline Kieling Juliano Honorato Santos (Universidade Federal do Acre).

  4. Discursos em foco: considerações teóricas sobre o imaginário de letramento, com Anna Alice Pinto de Souza (Universidade Federal do Acre), Wudson Chaves da Silva Júnior (Universidade Federal do Acre).

  5. Discursos institucionais frente à pandemia da Covid-19, com Gabriela Maria de Oliveira-Codinhoto (Universidade Federal do Acre), Paula Tatiana da Silva-Antunes (Universidade Federal do Acre)

  6. Discursos sobre as Práticas Integrativas Complementares no Serviço Público de Saúde do Acre, com Francisca Janaina Silva de Souza

  7. Efeitos de sentido do imaginário romântico no discurso sobre o turismo nacional, com Fernanda Gonçalves Pimentel (Universidade Estadual de Campinas)

  8. Filosofia da Linguagem nos Estudos Bakhtinianos: Aplicação em um caso político-jurídico brasileiro, com Tayson Ribeiro Teles (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre)

 

Simpósio temático 06B - Estudos do Discurso

 

Coordenação: Élcio Aloisio Fragoso (Universidade Federal de Rondônia), Aline Suelen Santos  (Universidade Federal do Acre).

Data: 27 de novembro de 2020

Horário: 14h às 17h (Horário de Rio Branco  - Acre)

Local: Sala do Google Meet (link a ser enviado aos e-mails)

 

  1. Modos e Menus a Mesa: O poder Sociopolítico dos Banquetes no Acre Territorial 1904-1920, com Ezir Leite de Moura Júnior (Universidade Federal do Acre).

  2. Oralidade e letramento: práticas sociais e uso da linguagem com Aline Suelen Santos

  3. Portal das Missões: Efeitos de sentido no discurso institucionalizado, com Mirela Schröpfer Klein (Universidade Federal de Santa Maria)

  4. Representação identitárias-discursivas) em pontos cantados de pretos velhos na Umbanda amapaense: um olhar pela análise crítica do discurso, com Rosivaldo Gomes (Universidade Federal do Amapá)

  5. Silenciamentos na BNCC: o capital ditando os itinerários do "novo" ensino médio, com Patricia Sobrinho Reis (Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão de Escola Básica), Doriedson do Socorro Rodrigues (Universidade Federal do Pará)

  6. Tradutor e tradução por um perspectiva discursiva, com Carlos Barroso de Oliveira Júnior (Universidade Federal do Acre).

  7. Um olhar discursivo sobre a Revista Nacional de Educação - RJ (1932 - 1934), com Denise Machado Pinto (Universidade Federal de Santa Maria)

  8. "Os índios também adoram rasgar sacos de lixo": efeitos de sentido do discurso jornalístico, com Alexandra Aparecida de Araújo Figueiredo (Universidade Federal da Grande Dourados)

 

Simpósio temático 07 - Línguas e Literaturas Indígenas

 

Coordenação: Angela Fabiola Alves Chagas (Universidade Federal do Pará), Izabela Guimarães Guerra Leal (Universidade Federal do Pará), Eduardo Alves Vasconcelos (Universidade Federal do Amapá)

Data: 27 de novembro de 2020

Horário: 14h às 17h (Horário de Rio Branco  - Acre)

Local: Sala do Google Meet (link a ser enviado aos e-mails)

 

  1. A identidade linguística do povo ye'pá mahsã com Aparecida Eufelia Fonseca Alencar

  2. Cisão da ergatividade em Jaminawa (variedade de Kayapucá), com Shelton Lima de Souza (Universidade Federal do Acre)

  3. Metamorfose, alteridade e identidade nas narrativas do Circum-Roraima: "a história do Timbó", com Mêrivania Rocha Barreto (Universidade Federal do Pará)

  4. O Movimento Cabano e os Mura do Rio Madeira, com Alana Caroline Martins Raiol, Welton Diego Carmim Lavareda (Centro Universitário Fibra)

  5. Povos indígenas da Amazônia Colonial: os Aruã (Aruák), com Eduardo Alves Vasconcelos (Universidade Federal do Amapá), Thais Ferreira Rodrigues (Universidade Federal do Amapá)

  6. Práticas interculturais no cotidiano da escola indígena: desafios e possibilidades para o ensino de línguas e literaturas indígenas, com Andréa Almeida Campelo (Secretaria de Estado de Educação Cultura e Esporte SEE/AC)

  7. Sobre como a configuração etiológico-espacial da arte verbal indígena se tornou exemplar para a moldagem da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, com Isabel Maria Fonseca (Universidade Federal de Roraima)

  8. "Que faço com minha cara de índia?", com Ana Maria de Carvalho (Faculdade Cosmopolita)

 

Simpósio temático 08A - Memória, História e Narrativa

 

Coordenação: Juciane dos Santos Cavalheiro (Universidade do Estado do Amazonas/Universidade Federal do Acre), Raquel Alves Ishii (Universidade Federal do Acre), Suerda Mara Vital Lima (Universidade Federal do Acre)

Data: 27 de novembro de 2020

Horário: 7h30min  às 11h30min (Horário de Rio Branco  - Acre)

Local: Sala do Google Meet (link a ser enviado aos e-mails)

 

  1. A história das crianças que plantaram um rio: Um estudo da estrutura narrativa, com Ane Caroline Rodrigues dos Santos Fonseca (Universidade Federal de Rondônia)

  2. A geopoesia de Cristino Wapichana: quando o narrador passeia pela literatura de campo, com Marcos Eustáquio de Paula Neto (Universidade de Brasília), Ana Clara Magalhães de Medeiros (Universidade Federal de Alagoas)

  3. A História das Crianças que Plantaram Um Rio: O Encantamento do Rio na Narrativa da Imaginação Líquida, com Luci Mary Corrêa Lopes (Universidade Federal de Rondônia)

  4. Dois Irmãos, pelas mãos do tempo, com Eulisson Nogueira de Sousa (Faculdades Integradas Aparício Carvalho)

  5. Estratégias narrativas nas obras de Milton Hatoum e Nicodemos Sena: Arminto Cordovil e madame Fuluca narram suas histórias por meio da memória, com Eliane Auxiliadora Pereira (Colégio Militar De Campo Grande), Iza Reis Gomes Ortiz (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia)

  6. Exotopia e alteridade em Axolotle, de Júlio Cortázar, com Julio Heydeer Barbosa Vieira (Universidade do Estado do Amazonas)

  7. Geopoesia das águas do centroeste-norte: literatura de campo e etnoflâneries por José Godoy Garcia e Milton Hatoum, com Augusto Rodrigues da Silva Junior (Universidade de Brasília)

  8. Memória subterrânea, casa da infância e silenciamento: um não-escutar no conto “menino que faz menino” de Haroldo Maranhão, com Pedro Felipe da Costa Gama

  9. Memórias olfativas na literatura goiana: Coralina e Niemar, com Lemuel da Cruz Gandara (Instituto Federal de Goiás)

  10. O Romance Primeira Manhã, de Dalcídio Jurandir, na perspectiva Crítica Sociológica, com Eunice Gomes Pereira da Silva

  11. Subjetividades suspensas em um passado presente: considerações sobre A noite da espera e Pontos de fuga, de Milton Hatoum, com Juciane dos Santos Cavalheiro (Universidade do Estado do Amazonas)

 

Simpósio temático 08B - Memória, História e Narrativa

 

Coordenação: Juciane dos Santos Cavalheiro (Universidade Federal do Acre), Raquel Alves Ishii (Universidade Federal do Acre), Suerda Mara Vital Lima (Universidade Federal do Acre)

Data: 27 de novembro de 2020

Horário: 14h às 18h (Horário de Rio Branco  - Acre)

Local: Sala do Google Meet (link a ser enviado aos e-mails)

 

  1. A construção da Surdez e sua ressignificação sob o olhar do dialogismo bakhtiniano nos curta-metragens Crisálida e Ana, com Amanda Melo da Silva Lima (Universidade Federal de Roraima) 

  2. A máscara da morte escarlate e as máscaras da morte no coronavírus, com Miguel Nenevé (Universidade Federal de Rondônia), Renata Batista da Silva (Universidade Federal de Rondônia)

  3. A saga amazônica do protagonista Toinho: um contexto de encadeamentos e desencantamentos na obra Seringal de Miguel Ferrante, com Adriana de Sá Marques (Universidade Federal de Rondônia), Suelen da Costa Silva (Universidade Federal de Rondônia).

  4. História, Narrativas literárias na Amazônia: práticas culturais e discursivas de seringueiros e seringueiras com Manoel Messias Feitosa Soares

  5. Narrativas de estudantes surdos: educação bilíngue, com Lindomar de Souza Torres Araújo (Secretaria Estadual de Educação), Valda Inês Fontenele Pessoa (Universidade Federal do Acre)

  6. O discurso governamental em Rondônia: construção de imagens e representações sociais nos anos de 1979 a 1985, com Admilton José de Oliveira (Secretaria de Educação/RO)

  7. Personagens e cenários na obra O Missionário, de Inglês de Sousa: uma análise sob a perspectiva pós-colonial, com Maiara Malta Gonçalves

  8. Representações da Amazônia Acreana no blog "Eu na Floresta": um estudo de caso, com Karolini de Oliveira  (Universidade Federal do Acre)

  9. Revisitação ao conto Voluntário, de Inglês de Souza: encobrimentos e descobrimentos da Amazônia sob a perspectiva pós colonial, com Rogério Mota

  10. Richard Spruce, Alfred Russel Wallace e o Caapi, com Wladimyr Sena Araújo

  11. Sarau saindo da caixa de Pandora: uma experiência multidisciplinar, com Tânia Villarroel Andrade (Universidade Federal do Acre), Beatriz Villarroel Andrade Glaessel.

 

Simpósio temático 08C - Memória, História e Narrativa

 

Coordenação: Juciane dos Santos Cavalheiro (Universidade Federal do Acre), Raquel Alves Ishii (Universidade Federal do Acre), Suerda Mara Vital Lima (Universidade Federal do Acre)

Data: 28 de novembro de 2020 - SÁBADO 

Horário: 14h às 18h (Horário de Rio Branco  - Acre)

Local: Sala do Google Meet (link a ser enviado aos e-mails)

 

  1. A identidade das mulheres-peixe de Fernando Canto e a cultura amazônica em memórias e incompletudes, com Carla Patrícia Ribeiro Nobre (Universidade Federal do Amapá)

  2. Beijo tua boca, espirro: a lua me abandona - não cantaremos, amor, com Gerson Rodrigues de Albuquerque (Universidade Federal do Acre)

  3. Dercy Teles: memórias sobre a luta pela terra em Xapuri - Amazônia acreana, com Estefany France Cunha da Silva

  4. Lugar de fala e colonialidade em ficções na Amazônia, com Maria de Nazaré Cavalcante de Sousa (Universidade Federal do Acre)

  5. Mundos em Guerra e a "Guerra dos Mundos": uma leitura crítica do colonialismo na literatura de ficção científica inglesa, com Jairo de Araújo Souza

  6. Narrando a Amazônia: palavra como nomeação, criação e morada, com Poliana de Melo Nogueira (Universidade Federal do Acre)

  7. História e escrita da história: narrativas sobre Manoel Urbano da Encarnação, com Raquel Alves Ishii (Universidade Federal do Acre)

  8. Transmissão musical dos Vachayi va Timbira em Maputo na contemporaneidade: experiências do Mestre Chacada, com Micas Orlando Silambo (Universidade Federal da Paraíba)

  9. Uma cartografia do Daime na Colônia Cinco Mil, com Julia Lobato Pinto de Moura (Universidade Federal do Acre)

  10. Uma leitura de "Entre guerras e as fronteiras" em" Limiares": um (não) livro dos (des)acontecimentos, com Suerda Mara Monteiro Vital Lima (Universidade Federal do Acre)

  11. "Nuestros muertos están cada día más vivos": insistência e rememoração do(s) corpo(s) em contextos totalitários através dos textos de Néstor Perlongher, Pedro Lemebel e Las Yeguas del Apocalipsis, com Carlo David Larraondo Chauca (Universidade Federal do Acre)

 

Simpósio temático 09 - Territórios e Fronteiras

 

Coordenação: Maria de Jesus Morais (Universidade Federal do Acre), José Alves (Universidade Federal do Acre), Marília Lima Pimentel Cotinguiba (Universidade Federal de Rondônia)

Data: 27 de novembro de 2020

Horário: 14h às 17h (Horário de Rio Branco  - Acre)

Local: Sala do Google Meet (link a ser enviado aos e-mails)

 

  1. A questão étnico racial negra na concepção do geógrafo Milton Santos, com Ângela Maria Bastos de Albuquerque (Secretaria de Estado de Educação do Acre), Jorge Fernandes da Silva (Universidade Federal do Acre)

  2. Hibridismos Culturais: um produto da multiterritorialidade, das desterritorializações e da globalização, com Edivan Vasconcelos da Silva (Universidade Federal do Acre)

  3. O Destravamento do Mito da minoridade nativa e da maioridade européia dentro da cultura dos colonizados, com Monise Adriana Buzo Velho (Universidade Federal de Rondônia), Neire Abreu Mota Porfiro

  4. Os Bora e Uitoto: Impressões do colonizador na narrativa de Thomas Whiffen, com Luciele Santos Pantoja, Joseneide Brasil de Carvalho

  5. PAJÉ, UM XAMÃ: O retrato do Pajé precedido do retrato de Thomas Whiffen, com Eliana Azevedo Sarmento

  6. Post pandemia, los movimientos de la sociedad y la autoridad pública social, com Carolina Ortiz Fernández (Universidad Nacional Mayor de San Marcos)

  7. Representação linguística e identidade fronteiriça: um estudo na fronteira franco-brasileira, com Geovane Maciel Lemos (Universidade do Estado do Amapá), Kelly Cristina Nascimento Day (Universidade do Estado do Amapá)

  8. Uma invenção da Amazônia na literatura euclidiana, com Jefferson Henrique Cidreira (Secretaria de Estado da  Educação)

 

Simpósio Temático 10 - Tradução Cultural e Estudos da Tradução

 

Coordenação: Hélio Rodrigues Rocha (Universidade Federal de Rondônia), Miguel Nenevé (Universidade Federal de Rondônia).

Data: 27 de novembro de 2020

Horário: 14h às 17h (Horário de Rio Branco  - Acre)

Local: Sala do Google Meet (link a ser enviado aos e-mails)

 

  1. A tradução a partir de uma perspectiva Amazônica durante a pandemia: relações de poder, com Rogério de Mendonça Correia (Universidade Federal do Acre)

  2. Sobre a tradução de l'hymne à l'amour: uma versão cantável no Brasil, com Daniele de França Nolasco (Universidade Federal do Acre)

  3. Tradução & Pandemia: historiografia de uma época atual, com Dennys Silva-Reis (Universidade Federal do Acre)

  4. Transcriação Poética e Tradução Cultural: um estudo da tradução alemã dos Cantares Amazônicos, de Paes Loureiro, com Raphael Bessa Ferreira (Universidade do Estado do Pará)

  5. A régua de Grubb, com Helio Rodrigues da Rocha (Universidade Federal de Rondônia)


 

Simpósio Temático 11 - Educação Escolar Indígena

 

Coordenação: Maria Inês de Almeida (Universidade Federal do Acre/Universidade Federal de Minas Gerais), Joaquim Paulo de Lima Kaxinawá (Universidade Federal do Acre), Ivete Souza da Silva (Universidade Federal de Roraima).

Data: 27 de novembro de 2020

Horário: 14h às 17h (Horário de Rio Branco  - Acre)

Local: Sala do Google Meet (link a ser enviado aos e-mails)

 

  1. A Lei 11.645/2008 e a Educação Infantil: práticas pedagógicas antirrascistas, com Joana Marques de Lima Saar Xavier, Inara Gomes da Costa

  2. Educação Escolar Huni Kuî: saberes, experiência e base curricular, com Danilo Rodrigues do Nascimento (Universidade Federal do Acre)

  3. Ensino de Línguas em Contexto Indígena (ELCIND), com Antonio Almir Silva Gomes

  4. "Sim, eu sou Apurinã": Breve Trajetória no Rumo da Indianidade, com Pamela Hingred de Souza Freitas Apurinã

  5. A cultura como política educacional e a interculturalidade como linguagem da política pública, com Paulo Roberto Nunes Ferreira (Laboratório de Interculturalidade - PPGLI/Ufac)

  6. A Interculturalidade no ensino de arte da Escola Estadual Sizenando Diniz a partir do contexto da Festa da Damurida, com Ivete Souza da Silva (Universidade Federal de Roraima), Georgina Ariane Rodrigues Sarmento (Universidade Federal de Roraima)

  7. Outros olhares sobre a escola na narrativa de um professor Huni Kuin, com Márcia Barroso Loureto (Universidade Federal do Acre)

  8. Perspectiva da "escola indígena", com Maria Inês de Almeida (Universidade Federal do Acre/Universidade Federal de Minas Gerais)

ufac lia.png
rede lia.png
nepan lia.png