Docente em Ecologia do Instituto Federal do Acre/ Campus Avançado Baixada do Sol em Rio Branco-AC. Tem experiência em educação e construção do conhecimento em agroecologia, educação intercultural, sistemas participativos de garantia da qualidade orgânica, circuitos curtos de comercialização de produtos orgânicos e agricultura urbana.

icone_lattes.png
Joana de Oliveira Dias.gif
icone_lattes.png
Docentes joaquim.png

Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (2014). Tem experiência na área de Linguística, Educação, História Huni Kuĩ, línguas Pano e Hãtxa Kuĩ, e no estudo dos kene kuĩ (grafismos tradicionais do povo Huni Kuĩ). Autor de livros e cartilhas, ultimamente dedica-se à produção de materiais didáticos para alfabetização e letramento em Hãtxa Kuĩ.

Joana de Oliveira Dias

Joaquim Paulo de Lima Kaxinawá

Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (2015). Tem experiência na área de Linguística e LinguÍstica Aplicada, com ênfase nas relações entre Ensino, língua, cultura e identidade. Atua igualmente na área de educação escolar - formação de professores de educação básica e educação escolar indígena (com trabalhos a respeito de currículo diferenciado e demais questões relacionadas.

icone_lattes.png
Austria Rodrigues Brito.gif

Doutor em Linguística-Estudos Clássicos pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: retórica clássica, prosa rítmica, gramática e prosódia latina.

icone_lattes.png
Carlos Renato  de Jesus - Carlos Renato.

Áustria Rodrigues Brito

Carlos Renato Rosario de Jesus

Daianne Severo da Silva

Mestra em Letras (UNIR). É Pesquisadora do Departamento de Línguas Estrangeiras da UNIR, vinculada à linha de pesquisa "Ensino/aprendizagem de língua estrangeira", no seio do Grupo de Pesquisa de Estudos Linguísticos Literários e Socioculturais-GELLSO.

icone_lattes.png
Foto%252520para%252520cartaz%252520(1)_e

Ednaldo Tartaglia Santos

Doutor em Letras pelo programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Estadual em Maringá. Líder do Núcleo de Estudos Linguísticos da Amazônia e integra grupos de estudo com ênfase em estudos Linguísticos, Literários e Socioculturais. Tem como área de pesquisa os seguintes assuntos: práticas discursivas, processos migratórios, sujeitos amazônicos, linguagens e culturas.

icone_lattes.png
DSC03476 - Copia - Ednaldo Tartaglia.JPG

Ednaldo Tartaglia Santos

Eduardo Alves Vasconcelos

Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, possui experiência na área de Linguística, com ênfase em Línguas Indígenas.

icone_lattes.png
Floripa_1 - Eduardo Vasconcelos.jpg

Doutorado em Linguística, ambos pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise de Discurso, atuando, principalmente, nos seguintes temas: escrita/escritura, cidadania, história das idéias linguísticas, língua nacional, discursividades literárias, estilo e estilística, história do conhecimento linguístico.

icone_lattes.png
1003061_421390901315294_75658871_n2 - EL

Élcio Aloisio Fragoso

Francisco Bento da Silva

Doutorado em História na Universidade Federal do Paraná - UFPR (2010). É professor dos cursos de Mestrado e Doutorado do Pós Graduação em Letras: Linguagem e Identidade - PPGLI/UFAC, onde lecionou as seguintes disciplinas: Linguagem, Sociedade e Diversidade Amazônica; Cultura e Literatura Brasileira; Cultura, Linguagem e Sociedade Amazônica.

icone_lattes.png
chico.png

Doutor em Artes Cênicas pela UNIRIO. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Pedagogia Teatral e Formação de educadores populares na metodologia do Teatro do Oprimido

icone_lattes.png
DSC_6863 - Flavio da Conceição.JPG.jpg

Flavio Santos da Conceição

Hélio Rodrigues Rocha

Doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Com experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Literários, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos amazônicos, narrativas de viajantes de língua inglesa, colonização e barbárie; tradução interlingual (inglês-português) e tradução cultural (prática).

icone_lattes.png
Helio Rodrigues da Rocha.gif

Izabela Guimarães Guerra Leal

Doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: tradução, corpo, linguagem, portugal e alteridade.

icone_lattes.png
foto izabela - Izabela Leal.JPG.jpg

Doutora em Educação (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da UFSM. Líder do Grupo de Pesquisa CRUVIANA: Educação, Arte e Intercultura. Tem desenvolvido pesquisas na área da Educação Intercultural, Ensino da Arte, Antropofagia Cultural Brasileira e Bordados.

icone_lattes.png
Ivete Souza da Silva.gif

Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Desenvolve suas pesquisas tendo como ênfase a perspectiva dos estudos enunciativos, ancoradas, sobretudo, nas ideias de Mikhail Bakhtin e Émile Benveniste.

icone_lattes.png
FOTO JUCIANE - Juciane Cavalheiro.jpg

Juciane dos Santos Cavalheiro

Ivete Souza da Silva

José Alves Bairral

Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Tem experiência na área de Geografia do Trabalho, Regional e Agrária. Membro do CEGeT (Centro de Estudos de Geografia do Trabalho) e Grupo de Estudo em Produção do Espaço na Amazônia (GEPEA). Editor da Revista Arigó - Revista do Grupo PET e Acadêmicos do Curso de Geografia da Ufac.

icone_lattes.png
José Alves Bairral.gif

Juliana Feitosa Albuquerque

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Letras, Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre. Tem experiência na área de Artes, desde 2008 com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, linguagens, identidades, África e Amazônia.

icone_lattes.png
Juliana Feitosa Albuquerque.gif

Marcello Messina

Maria de Jesus Morais

Doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2008). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Política, Geografia da População, Teoria e Métodos atuando principalmente nos seguintes temas: produção do espaço urbano, redes migratórias e identidade, geografia histórica, processos de territorialização.

icone_lattes.png
Maria de Jesus Morais.gif

Maria Evany do Nascimento

Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2003). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Artística e Metodologias do Ensino. Realiza pesquisa, consultoria e oficinas nas áreas de arte-educação, memória e patrimônio, história da arte, metodologia (pesquisa/estudo) e design urbano.

icone_lattes.png
Maria Evany do Nascimento.gif

Possui Doutorado em Composition (Composição Musical) - University of Leeds (2013). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música e Letras.

Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2003). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Artística e Metodologias do Ensino. Realiza pesquisa, consultoria e oficinas nas áreas de arte-educação, memória e patrimônio, história da arte, metodologia (pesquisa/estudo) e design urbano.

Maria Inês de Almeida

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Orienta pesquisas no seu Programa de Pós-graduação em Estudos Literários, nas linhas Literatura e Psicanálise e Edição e Recepção do Texto Literário.

icone_lattes.png
ines.png

Doutora em Estudos Linguísticos e Literários pelo Programa de Pós Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem como interesses de pesquisa, os Estudos de Gênero (gender/feminismo), os estudos decoloniais, a relação entre discurso e sociedade, relações de poder, neoliberalismo, discriminação e questões relacionadas a grupos sociais marginalizados (mulheres, LGBTQI+, etc).

icone_lattes.png
IMG_9587 - Martha Julia Martins.JPG.jpg

Martha Júlia Martins de Souza

Marília Lima Pimentel Cotinguiba

Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP, de Araraquara. Realiza pesquisas na área de imigração, políticas públicas e direitos humanos para imigrantes, ensino de Língua Portuguesa para imigrantes e sobre as mulheres haitianas e o fluxo migratório para o Brasil e análise de discurso. Participa do Serviço Pastoral do Migrante e colabora com a acolhida e acesso a direitos sociais para migrantes em Porto Velho.

icone_lattes.png
servletrecuperafoto - Marília Pimentel.j

Miguel Nenevé

Doutorado em Letras (Inglês e Literaturas Correspondentes) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Atua na área de Letras estrangeiras com ênfase em Literatura de Língua Inglesa, Educação e Literatura, Estudos de Tradução e Prática de Ensino de Inglês. Desenvolve pesquisa nos seguintes temas: literatura canadense, literatura na Amazônia , discurso, educação, pós-colonialismo.

icone_lattes.png
MIGUEL NENEVÉ.gif

Doutorado europeu (modalidade "doctorado europeo") em Filologia Inglesa, revalidado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua em pesquisas envolvendo temas linguísticos, literários e socioculturais, sobretudo amazônicos, tais como: ensino/aprendizagem de línguas (estrangeiras/adicionais e português como língua estrangeira/adicional), identidade cultural, formação de professores de línguas e línguas e culturas em contato.

icone_lattes.png
Odete Foto - odete burgeile.jpg

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre. Concentra sua produção técnica e bibliográfica nos seguintes temas: Ensino de Língua Inglesa, Estágio Supervisionado, Produção de Material Didático, Formação de Professores de Língua, English for Specific Purposes, Literatura Pós-colonial, Literatura de viagem e Discursos Etnocêntricos sobre a Amazônia.

icone_lattes.png
IMG_8894.jpg

Raquel Alves Ishii

Odette Burgeile

DSC_5950 (1).JPG

Mestrado em Letras- Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (2016). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, na Universidade Federal do Acre. Integra o Grupo de Pesquisa História e Cultura, Linguagem, Identidade e Memória.

icone_lattes.png
suerda.png

Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (2015).Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Hispano-americana, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura hispano-americana, literatura comparada, autoria, apropriação e hibridismo.

icone_lattes.png
retrato menor - Tatiana Capaverde.jpg

Tatiana da Silva Capaverda

Suerda Mara Monteiro Vital Lima

Doutora em Estudos Linguísticos pela UNESP. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Leitura e Escrita. Atua principalmente nos seguintes temas: as construções discursivas na escrita; oralidade e letramento, texto e discurso, teoria e análise linguística, mitos e símbolos no discurso literário.

icone_lattes.png
aline foto - Aline Santos.jpg

Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Letras/Linguística, com ênfase em línguas indígenas brasileiras e atua principalmente nos seguintes temas: fonética, fonologia e morfossintaxe. 

icone_lattes.png
IMG-20200306-WA0030 - Angela Chagas.jpg

Aline Suellen Santos

Angela Fabíola Alves Chaga

icone_lattes.png
Valda Inês.gif

Marcello Messina

Possui Doutorado em Composition (Composição Musical) - University of Leeds (2013). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música e Letras.

icone_lattes.png
Marcello Messina.gif

Valda Inês Fontenele Pessoa

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP. Atualmente, mesmo aposentada, compõe o quadro de professores permanente do Mestrado em Letras: Linguagem e identidade da Universidade Federal do Acre, desenvolvendo pesquisas no campo das políticas públicas de currículo, de avaliação e da formação de docente.

ufac lia.png
rede lia.png
nepan lia.png